Blog

Voltar

Arquitetura, arte e uma vista espetacular: MAC USP

Inspiração •

1capa

​Visitar o MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo se desdobra em três eventos.

– A instituição criada em 1963 com obras herdadas do Museu de Arte Moderna de São Paulo e de coleções particulares reúne um dos maiores e mais relevantes acervos de arte ocidental.

– Desde 2012, está instalada no complexo do Parque Ibirapuera, em um dos prédios projetados por Oscar Niemeyer.

– O restaurante Vista abriu as portas recentemente no topo da construção. E a vista é, de fato, espetacular.

2

Sobre as obras expostas, a coleção do MAC é uma aula de história da arte do século XX. Reunindo nomes brasileiros e internacionais, a exposição “Visões da Arte no Acervo do MAC USP 1900 – 2000” passeia por um século de arte moderna e contemporânea. É possível perceber os rumos que as artes visuais foram tomando a cada movimento que surgiu nos últimos 100 anos, ora resgatando valores clássicos, ora buscando a total transgressão.

3

Além disso, o museu se destaca no cenário mundial por trazer grandes nomes da arte latino-americana – pouco explorada nas salas de exibição da Europa ou Estados Unidos. No MAC, os artistas do continente têm o mesmo prestígio que os vanguardistas europeus.

4

Um retrato do cenário atual, a exposição “MAC USP no século XXI: A Era dos Artistas” traz um panorama do que há de melhor entre os nossos contemporâneos. Aqui, vemos as artes plásticas dialogando com o vídeo e com recursos digitais.

5

Com uma expografia fluída, o MAC soube aproveitar a sua nova sede – o segundo motivo do passeio. O prédio imponente foi criado por Niemeyer nos anos 1950 como parte do conjunto arquitetônico do Ibirapuera e já funcionou como Secretaria de Agricultura e como o DETRAN-SP. Ficando do outro lado da av. Vinte e Três de Maio, ele se liga ao parque por uma passarela. O destaque no lado externo do grande bloco retangular se dá por sua fachada com venezianas metálicas e as grandes colunas em “V”. Do lado de dentro, os antigos escritórios do DETRAN abriram espaço para grandes salões de exposição.

6

E lá no alto, a cereja do bolo: o novo restaurante Vista instalado na cobertura do prédio oferece uma visão espetacular da cidade – o parque Ibirapuera e os prédios irmãos do MAC nele localizados, a avenida, o Obelisco e o skyline da Zona Sul de São Paulo criam o cenário. O salão é todo envidraçado e cercado pelo seu terraço-mirante. Na decoração, vemos uma contemporaneidade com toques do design dos anos 50 e 60 que casa perfeitamente bem com o lugar. E a cozinha brasileira do chef Marcelo Corrêa Bastos é de dar água na boca. Fica a dica: após visitar o museu durante a tarde, o Vista é uma excelente maneira de terminar o dia.

7