Blog

Voltar

Quem brilhou na arquitetura em 2018

Inspiração, Referências •

1capa

Projeto do arquiteto Balkrishna Doshi, vencedor do Prêmio Pritzker 2018

Com o ano chegando ao fim, parei para lembrar sobre os melhores da arquitetura de 2018. Começando por um projeto que me encantou desde a sua execução, entre 2016 e 2017: a Casa Havaí. Parceria entre o Grupo Garoa e o arquiteto Chico Barros, ela recebeu o prêmio IABsp – 2018, do Instituto de Arquitetos do Brasil, na categoria residencial unifamiliar.

2Fotos: Pedro Napolitano Prata/Divulgação

Com ambientes sem paredes e montada a partir de blocos de concreto pré-fabricados e estruturas metálicas, a Casa Havaí possui apenas 4,30 metros de largura e é um exemplo de arquitetura contemporânea eficiente, sustentável e criativa.

Conheça todos os vencedores da premiação aqui.

Outro projeto brasileiro que brilhou em 2018 foi o da escola Fazenda Canuanã: em fevereiro, ele levou o prêmio de Arquitetura Educacional da Building of the Year e agora em novembro foi reconhecido como o melhor edifício do mundo pelo Royal Institute of British Architects (RIBA)… É pouco ou quer mais?

3

Fotos: Aleph Zero

O escritório Aleph Zero e Marcelo Rosenbaum foram os responsáveis pela reforma dos pavilhões de moradia para estudantes dessa escola rural no Tocantins. O projeto previu uma estrutura dinâmica, que integrasse os alunos e os fizessem se sentir em casa, utilizando elementos da cultura local, espaços de convivência e pátios abertos. Falei mais sobre a escola Fazenda Canuanã em uma publicação do ano passado. Acesse aqui.

E entre as láureas mais importantes da arquitetura está o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da área, criado em 1979.

Em 2018, o vencedor foi o indiano Balkrishna Doshi, pupilo de Le Corbusier com mais de 70 anos de atividade. Doshi traduz seus aprendizados da arquitetura ocidental com elementos tipicamente indianos, criando uma arquitetura poética que é ao mesmo tempo global e local. Entre seus méritos está, justamente, desenhar projetos autênticos que entendem a cultura de seu país.

Conheça seu trabalho:

4

Inspiração pura! E que venha 2019!