Blog

Voltar

Para celebrar São Paulo em seus oásis

Inspiração, Referências •

1capa

Na semana do aniversário de São Paulo – a cidade completa 465 anos nesta sexta-feira, 25/01 – trago alguns dos refúgios de paz e tranquilidade que a cidade guarda. Enquanto no Ibirapuera, símbolo da capital, a natureza se mistura com o agito dos esportistas, shows e exposições de seu complexo arquitetônico-cultural, outros parques oferecem contemplação. Vamos a alguns deles?

PARQUE BURLE MARX

O pequeno parque localizado próximo à Marginal Pinheiros, na Zona Sul da cidade, leva o nome do maior paisagista brasileiro e responsável pelo desenho de seus jardins – originalmente projetados para a residência do empresário Francisco Matarazzo Pignatari, nos anos 1950, e depois reformados pelo próprio Burle Marx para compor o complexo do parque, já nos anos 1990.

2

Além da geometria de Burle Marx com seu gramado xadrez e o painel escultórico que compõe fontes de água, o parque conserva as linhas orgânicas da Mata Atlântica preservada, com trilhas curtas e tranquilas. Em meio aos bosques, algumas surpresas: a Casa de Taipa e Pilão, em estilo bandeirista com a simplicidade da arquitetura colonial, e a instalação “O Descanso da Sala”, do artista José Spanhol.

3

PARQUE BUENOS AIRES

No coração de Higienópolis, o quarteirão arborizado do Parque Buenos Aires é um respiro para a vida agitada da cidade. Seu terreno possui pontos elevados, criando volumes interessantes no paisagismo do local.

4

Em meio às plantas ornamentais e às altas árvores, ele possui parquinhos para as crianças, uma área para cães (no momento, em reforma), equipamentos de ginástica e um importante conjunto de esculturas com peças como “O Leão Atacado”, executada em bronze pela empresa francesa Fonderies D’art Du val D’cane, em 1912, ou a réplica da obra “Emigrantes”, criada por Lasar Segall.

5

JARDIM BOTÂNICO

Estufas, trilhas, jardins e lagos compõem o Jardim Botânico de São Paulo, um dos locais mais bonitos, e pouco explorados, da cidade. Criado em 1928 pelas mãos do naturalista Frederico Carlos Hoehne, o espaço convida o público para conhecer mais sobre a fauna e flora ali conservadas, além de aproveitar uma tarde para fazer um piquenique.

6

Outro atrativo que sempre sai bem na foto são as escadarias do Jardim de Lineu, trecho com desenho inspirado no Jardim Botânico de Upsala, Suécia.

7

Ótimas pedidas viver a cidade!

Imagens: reprodução / Internet