Blog

Voltar

Pharmacia Cultural – Fundação Stickel

Projetos, Sandra Pierzchalski •

1capa (2)

Um sonho realizado. Assim posso descrever a inauguração da Pharmacia Cultural – Fundação Stickel.

A Fundação Stickel tem como lema “Arte Transforma”. Ela realiza cursos gratuitos em bairros periféricos da cidade, promovendo a inclusão e a transformação de jovens e adultos através das artes visuais: fotografia, escultura, xilogravura, design… Um pouco de tudo!

Como conselheira da instituição, levantei a bandeira da criação de um espaço de exposição e centro cultural que pudesse reunir as obras dos alunos e funcionar como vitrine do trabalho da Fundação Stickel. A oportunidade certa surgiu quando uma farmácia, que funcionava no mesmo endereço que o escritório da Fundação, mas no térreo, fechou. Agregamos o espaço e comecei a trabalhar em sua reforma.

2 (1)

Resumo da ópera: o trabalho consistia em transformar uma farmácia em uma galeria de arte moderna e multiuso.

Retiramos o piso, os azulejos da fachada, abrimos espaço. Criou-se um grande salão, com paredes amplas para receber as obras expostas. O chão de cimento queimado dá um toque moderno e oferece a neutralidade necessária para o destaque sempre estar nas peças exibidas.

1capa

Para a exposição inaugural, na parede esquerda (1), uma linha do tempo conta a história da Fundação Stickel. Na parede à direita (2), as fotografias resultado dos diversos cursos oferecidos desde 2014, como “Olhares Sobre a Cachoeirinha” e “O Espaço Criado pela Luz”. Adiante, as telas com os trabalhos da oficina “Chicotadas” (3), ministrado pela artista Vera Martins. E mais ao fundo, obras dos cursos de Marchetaria, Escultura, Xilogravura, Cianotipia, Mosaico e Design (4), compondo a área que também funciona como sala de projeção (5):

4

Reparem no jogo de cortinas de correr que circunda a sala de projeção, podendo ser mantido aberto ou fechado de acordo com a necessidade da utilização do espaço. Na área, temos instalados sistema de som e vídeo de última geração, uma parceria com a Raul Duarte.

Outro ponto de destaque está na iluminação. Os trilhos de luz com spots, parceria com a Foco Luz & Desenho, confere um estilo industrial para o projeto e podem ser facilmente moldados para valorizar as peças da exposição.

5

E a fachada ganhou os traços e as cores da arte urbana pelos artistas Digão e Dr0p – educadores parceiros nos cursos de graffiteria da Fundação Stickel. Ela traduz o espírito de movimento da arte e chama atenção para o novo uso do local.

6

Fotos: Ana MelloGustavo Steffen

Para concretizar esse sonho, contamos com a parceria de muita gente. A eles, o nosso obrigado:

Engenheiro João Batista e sua equipe da Sito Engenharia; Iris Di Ciommo Estúdio; Junia Azenha, arquiteta luminotécnica Foco Luz e Desenho; Maria Christina Magnelli e Lorenzo Magnelli da Securit; Odila Guidi da Tecnobanho; Fernanda, Eliana e Patrícia Duarte da Raul Duarte; Adenil Baldo das Pedras Karina; Pierre Plas da Plasmont Estruturas Metálicas; Sertec C. de P. E. Serv. em ar condicionado; J. Francisco Araujo dos Santos (gesso); VLC Indústria Comércio Importação (blindex e vidros); Mega Light Luminárias; empreiteiro Edvaldo; Potting Comércio de Vasos e Acessórios (paisagismo).

Visite! A Pharmacia Cultural – Fundação Stickel está aberta de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Rua Nova Cidade, 193, Vila Olímpia.

 

ARTE TRANSFORMA