Blog

Voltar

Sala de jantar: o coração da casa

Projetos, Sandra Pierzchalski •

1capa

A sala de jantar é o coração da casa. Seja para reunir a família na hora das refeições ou para receber convidados em datas festivas, ela se constrói como um espaço rotineiro, mas também social. E a decoração deve priorizar um clima de encontro.

Para isso, mesas circulares são uma ótima pedida. Elas promovem a conversa entre todos os presentes, ao bom e velho estilo “távola redonda”. No projeto abaixo, escolhi um clássico do design, a mesa Saarinen, cujo pé centralizado em forma de gota permite a ausência de pernas, deixando o visual da peça mais leve e facilitando a organização das cadeiras ao redor.

2

Outro ponto essencial é a escolha da iluminação. Luminárias pendentes, com feixes de luz focados na mesa, dão um efeito “dramático” ao que vai ser servido e destaca o móvel como ponto central do ambiente. No exemplo acima, usei o lustre Theodora, assinado pelo designer Fernando Prado. A composição com vidros fosco e transparente brinca com o volume do objeto.

Já para uma mesa retangular, podemos compor a iluminação com mais de um pendente. Veja alguns exemplos:

4-2 (1)

Na sala de tom amadeirado com iluminação de LED em linha por toda sua extensão, as duas luminárias Bossa puxam toda a atenção para a mesa. Seu design arrojado ajuda nessa tarefa.

Já no projeto abaixo, a sequência de cinco luminárias pendentes Rod sobre a mesa de jantar cria um jogo de luz interessante, com foco total. A peça proporciona uma decoração moderna e elegante.

4

Para dias de festa, vale vestir a mesa com todo o requinte. A decoração abaixo, para um jantar de aniversário, carrega significados simbólicos e ajuda a criar o clima de celebração. Na mesa, destaque para a louça Noritake, desenvolvida pela companhia de porcelana japonesa fundada em 1904. Um clássico!

5

A todos, um ótimo jantar!