Blog

Voltar

Ideias para revigorar a cozinha

Projetos, Sandra Pierzchalski •

1capa

Um dos lugares mais íntimos da casa e, ao mesmo tempo, um dos mais sociais… A cozinha vai de bastidor a ponto de encontro e, por isso, deve apresentar uma configuração prática, mas sempre muito acolhedora.

Para o cômodo, um estudo do aproveitamento do espaço é fundamental na hora da reforma. Descubra o que deve ser levado em consideração:

Armários bem planejados

2

Com traçado simples e funcional, os móveis devem fornecer espaço suficiente para todos os apetrechos, sem pesar o ambiente. 

Bancada prática

3

A área de trabalho deve ser ampla e bem iluminada. O revestimento ideal une beleza e praticidade ao limpar – e, para isso, uma das minhas escolhas habituais é o mármore carrara. Bancadas longitudinais, unidas à pia e à área do fogão, ajudam na construção do mise en place na hora de cozinhar.

Iluminação

4

Sempre que possível, deixe as bancadas próximas às janelas, de modo a aproveitar a luz natural. Enquanto isso, o projeto de iluminação artificial deve oferecer um tom similar ao da luz do Sol, proporcionando uma boa claridade, conforto aos olhos e clima aconchegante. Para este resultado, as fitas de LED são a pedida – além de sua tecnologia econômica.

Decoração

5

Os próprios apetrechos de cozinha podem servir como peças decorativas. Que tal, por exemplo, seguir uma cor para os utensílios? Além disso, fruteiras criam arranjos aromáticos e bonitos. O interessante é unir o útil ao agradável… Livros de receitas, por exemplo, além de estarem sempre à mão para inspirar um jantar especial, trazem projetos gráficos de encher os olhos e ficam lindos na composição do cômodo.

E, assim, a cozinha vai ganhando novos sentidos como um ambiente agregador da casa.