Blog

Voltar

Aberto: o “lar, doce lar” de Vilanova Artigas

Inspiração, Referências •

1capa (1)

Há 70 anos, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas projetou a sua segunda residência, no Campo Belo. A casa, com influência da obra de Le Corbusier, é um dos exemplos mais notórios do estilo da chamada Escola Paulista – apesar de ser curitibano, foi em São Paulo que Vilanova Artigas desenvolveu sua assinatura.

De traçado modernista, ela foi lar da família Artigas até 2016. Após reforma, a edificação tombada pelo Patrimônio Histórico abriu, em março deste ano, as portas para o público como um novo centro cultural – ela reúne sala de exposição, café e espaço coworking.

2

A sala de tijolos aparentes tem suas paredes pintadas de vermelho e de branco. O piso, também vermelho, e as colunas azuis completam os blocos de cor. O espaço reúne uma linha do tempo com a história do arquiteto e fotos do projeto da casa e que retratam a vida íntima vivida ali com sua família e seus amigos. A lareira prismática é ponto central do ambiente.

3

Com espaços interconectados, destaca-se no projeto a escada que leva a um cômodo elevado, usado como escritório. Os caixilhos de vidro permitem a integração total com a área externa. Ao lado da escada, vemos a varanda como uma continuação natural da sala.

4

É entre a varanda e o jardim – com projeto original assinado por Burle Marx reeditado por Luis Carlos Orsini – que está o Café Artigas. Opções de café, entradas, sanduíches e pratos levam nomes de arquitetos modernistas como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake e do próprio Artigas. Uma homenagem que dá uma charme a mais ao pedido.5

Enquanto isso, um dos quartos foi adaptado para receber 10 estações de trabalho do espaço coworking. Uma ótima opção para quem mora no bairro.

6

Além de ser um espaço muito agradável, a visita traz boas lições da arquitetura de vanguarda de meados do século XX realizada na capital paulista. Aproveite!

Instituto Casa Vilanova Artigas
Endereço: Rua Barão de Jaceguai, 1151, Campo Belo, SP
Visitação: de quarta a sábado para o público em geral, das 10h às 17h; na segunda e terça-feira, aberto para grupos previamente agendados e eventos fechados.
Telefone para informações: (11) 3854-5636