Blog

Voltar

Luz e forma por Fernando Prado

Projetos, Referências •

1capa

Luminária de mesa “Baju”

O papel do designer de produtos é unir beleza, funcionalidade e relevância. Como arquiteta, a minha função é identificar as peças que – cumprindo essa tríade – se encaixam melhor nos meus projetos.

E entre as minhas escolhas, Fernando Prado é um designer que sempre aparece quando o assunto é iluminação. Diretor de Criação da Lumini, ele é um dos profissionais mais premiados dos últimos anos. Suas luminárias trazem estrutura e tecnologia perfeitamente adequadas para as necessidades de uma casa contemporânea.

2

No projeto acima, a iluminação natural domina esta sala através das altas portas de vidro que dão para o jardim. Enquanto isso, o design de luz, desde as lâmpadas de led embutidas às estratégicas luminárias do ambiente, garante conforto e elegância para o cômodo a qualquer hora.

A interação da luz com os moradores oferece conforto e qualidade de vida. Por isso, o estudo da iluminação é ponto chave dos meus projetos. Mas não podemos deixar de lado, claro, o desenho dos objetos que fornecem essa luz. As peças de traços simples, atuais e extremamente eficientes criadas por Prado são, por tudo isso, exatamente o que costumo buscar.

2

Nessa sala da imagem acima, a premiada luminária pendente Bossa é destaque sobre a mesa de jantar – optei pelo acabamento em cobre que conversa com os tons amadeirados do ambiente. A peça permite a movimentação de seu refletor ao abaixar ou subir a cúpula, interação que possibilita ao usuário criar novas cenas. Veja como funciona:

3

Imagem: Lumini

No mesmo apartamento, as cabeceiras da cama do casal ganharam a também premida Led It Be. Com haste flexível para direcionar o feixe e tecnologia de LED, ela emite menos calor e é mais eficiente – unindo tecnologia, muita funcionalidade e desenho minimalista (elementos fundamentais da obra do designer).

4

E neste escritório, a luminária de chão Bauhaus cria um cantinho de leitura confortável com luz focada sobre a poltrona na quina do cômodo.

3

Já a luminária Fool apresenta uma qualidade lúdica com características de um abajur clássico (que vai bem em qualquer decoração) somadas a uma base em meia-lua que permite um balanço inspirado no boneco joão-bobo, além de dar um toque de novidade ao traçado da peça.

5

Veja como a Fool se movimenta e descubra o conceito por trás de sua criação nas palavras do próprio Fernando Prado:

Outra peça que adoro do portfólio do designer é a luminária LIFT, cuja cúpula desliza pela haste inclinada encostada à parede criando diferentes efeitos de luz (à direita, na imagem abaixo).

4

Cada vez mais prestigiado em todo o mundo, Fernando é um grande exemplo do talento brasileiro. É sempre um prazer trabalhar com suas criações!

Conheça mais sobre o designer no site da Lumini.