Blog

Voltar

O tapete que não pode faltar na decoração

Inspiração, Projetos •

1capa

Mobiliário, vasos de planta, quadros e fotos na parede… Tudo certo, mas falta um item muito importante para a decoração ficar completa: o tapete. O acessório “veste” o ambiente e transforma um projeto.

A escolha certa da peça faz toda a diferença, cumprindo diversas funções dependendo da proposta que se quer atingir. Eles podem, por exemplo, delimitar um espaço, como nesta sala com vários ambientes:

2

Nela, os tapetes marcam a área e criam as divisões entre o living e o bar. Para o primeiro, escolhi uma peça de cor neutra que emoldura todos os móveis. Na saleta-bar, o tapete vermelho-vinho é protagonista e também marca a composição do mobiliário. A diferença de tom entre eles ajuda na distinção dos cômodos.

Por outro lado, um tapete é capaz de expandir o ambiente. Um acessório grande, que domina todo o espaço, ajuda a intensificar a sensação de amplitude, como nesta sala:

3

Mas a sua função prioritária é proporcionar conforto. Um tapete aquece, oferece textura e beleza, deixando tudo mais aconchegante. Neste quarto de selas na Hípica Paulista, o tapete geométrico garante, além de tudo o que já foi citado, personalidade:

4

​Não há uma regra exata de como usá-los. De modo geral, escolha tapetes que conversem com o ambiente através das cores. Outra dica é priorizar peças neutras quando a decoração for mais rebuscada ou destacar um tapete marcante em um ambiente minimalista. Seja como for, o importante é dar à peça a sua devida importância – experimente incluir um tapete na sua sala e, depois de um tempo, retirá-lo: a sensação será de vazio!

Para os meus projetos, eu sempre conto com o portfólio da By Kamy – em todos os exemplos acima utilizei peças da loja. Ela oferece opções que vão do clássico ao contemporâneo e por lá sempre encontro o tapete ideal para a proposta que estou desenhando.