Blog

Voltar

De peças de design a móveis de família: a escolha do mobiliário

Projetos, Sandra Pierzchalski •

1capa

Um projeto de arquitetura e decoração leva a assinatura de um arquiteto, mas responde às expectativas e necessidades do cliente – o morador que irá usufruir daquele espaço.

Essa regra cabe especialmente ao mobiliário. Durante o processo de criação para preencher os ambientes, os móveis ao mesmo tempo devem apresentar beleza, funcionalidade, adequação ao cômodo e, sobretudo, dar à casa a personalidade de quem vive ali. Para chegar nesse conjunto de qualidades, normalmente misturo:

– PEÇAS ASSINADAS (clássicos do design que, além do valor cultural, são escolhas com um “selo de qualidade” ratificado ao longo dos anos)

2

Como as poltronas Moleca, criação de 1963 do designer Sérgio Rodrigues.

– MÓVEIS SOB MEDIDA (para fins práticos da rotina da casa)

3

A estante divide o quarto da área do closet, enquanto funciona como móvel para a TV.

– ACHADOS (novidades de lojas e boutiques da cidade)

4

Cadeiras Maresias, da DPOT, que trazem um clima praiano e aconchegante para a varanda do apartamento urbano.

Além disso tudo, incorporar na decoração os itens que já fazem parte da história do cliente ajuda a criar um resultado único.

Abaixo, mais alguns exemplos entre os meus projetos.

5

kleber7

De cima para baixo temos:

  1. Apartamento contemporâneo de um jovem casal interessado em arte. Os móveis da sala social apresentam desenhos entre o modernista e o contemporâneo com peças de Vico Magistretti (sofá), Jader Almeida (mesas laterais) e Sérgio Rodrigues (bancos e poltrona de madeira).

  2. Na casa de um entusiasta da aviação, a mesa de centro ganhou uma exposição de sua coleção, enquanto a cadeira do escritório é originariamente de um avião de 1943.

  3. O pequeno loft de um jovem recém-saído da casa dos pais pedia conforto e praticidade.

  4. Móveis garimpados em antiquário, como a penteadeira adaptada para receber a nova pia, deram o tom desta histórica casa de fazenda.

  5. Mobiliário contemporâneo brasileiro para uma ampla sala com vista para um jardim tropical.