Blog

Voltar

Réquiem a Paulo Mendes da Rocha

Inspiração, Referências •

1capa

Paulo Mendes da Rocha nos deixou aos 92 anos. Um dos grandes nomes da arquitetura brasileira e vencedor do Prêmio Pritzker em 2006, ele estará eternizado em suas obras que marcam, especialmente, o urbanismo paulistano. Suas influências modernista e brutalista podem ser apreciadas no MuBE, na Praça do Patriarca e na Pinacoteca. Em 2017, mais um projeto icônico entrou nessa lista: o Sesc 24 de Maio.

Fotos realizadas no final de 2019, antes do atual cenário pandêmico.

Localizado no centro da cidade, o prédio onde funcionou a sede da antiga Mesbla foi completamente remodelado para atender à proposta de um local agregador, com lazer, serviços e cultura. A obra é assinada por Mendes da Rocha em parceria com  o escritório MMBB Arquitetos.

2

Além da reforma, a construção sofreu adições que possibilitaram um teatro no subsolo e uma piscina na cobertura – este adendo sustentado por 4 pilares circulares que podemos ver ao longo dos andares. Por fora, a fachada de vidro reflete a paisagem caótica ao redor, mas dentro do prédio ela permite a entrada da iluminação natural e situa o público ao circular pela rampa que conecta todos os andares, facilitando a fluidez do caminhar pela construção.

3

Outra grande sacada do projeto é criar andares abertos, sem vedação, como praças voltadas à cidade. No térreo, o pátio de acesso está integrado à rua. E acima, a vista é um presente a mais – por isso, bancos estão estrategicamente voltados para a abertura, junto ao espelho d`água que circunda o 11º andar.

4

Com uma excelente programação de exposições, shows e atividades esportivas e culturais, o lugar é um convite para o paulistano reencontrar a região central. Espero que em breve, assim que a situação da pandemia da Covid-19 abrandar, possamos aproveitar este belo espaço!